Steve Jobs e o toque de ouro

Sou demasiado crítico e consciente do trabalho do Steve Jobs para o colocar no mesmo pedestal de um Thomas Edison ou Leonardo da Vinci. (De facto, a morte de uma pessoa é capaz de libertar sentimentos precipitados e hiperbólicos, mais ainda quando se trata de uma personalidade religiosamente cultivada pelas massas.) Também não lhe reconheço o título de génio que tornava perfeito tudo aquilo em que tocava. Quem estiver interessado em saber porquê tem apenas de fazer meia dúzia de pesquisas num motor de busca.

Mas, muito embora nem sempre esteja de acordo com os elogios que lhe concedem, não tenho coragem de ignorar o impacto que a Apple, sob o seu comando, teve na electrónica de consumo e, por consequência disso, numa parte importante da vida das pessoas.

Mesmo que não tenham um equipamento Apple (como é o meu caso), é difícil não reparar nos efeitos que os seus produtos exercem no universo das tecnologias – dos telemóveis, aos computadores pessoais, ao novo paradigma que criaram com o lançamento do iPad. E mesmo não sendo o maior adepto dos produtos Apple, não tenho dúvidas que a tecnologia pessoal seria bastante diferente – talvez para pior – caso nunca tivesse havido um Apple II, Macintosh, iMac, iPod, iPhone ou iPad.

Eu não venero o Steve Jobs, mas reconheço que a empresa que ele criou e a cultura que ele cultivou dentra dela tiveram profundas consequências na forma como comunicamos e consumimos informação. Eu não venero o Steve Jobs, mas admirarei para sempre a sua incrível capacidade de vender (lembro-me de alguém dizer que o Steve Jobs era capaz de vender um frigorífico a um esquimó e sinceramente eu acredito que isso fosse verdade), a sua incrível sensibilidade para saber o que o consumidor final queria e o seu perfeccionismo. O Steve Jobs deve ter sido ao mesmo tempo o melhor e o pior chefe que um empregado podia ter.

Bom, já pareço outra http://tinyurl.com/6f3qyte

Obrigado por tudo, Steve Jobs. A tua ausência vai ser sentida.

steve jobs

Steve Jobs (1955-2011)

Deixe um comentário

Filed under Tecnologia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s