Curtas: O iBooks 2 na educação

Arquivem este post diretamente na pasta “Futurologia”.

As intenções da Apple em abalar os fundamentos dos manuais escolares são nobres[1] (tanto quanto as iniciativas de uma empresa que já vale mais do que a Grécia podem ser nobres[2]). Também não tenho dúvidas que a Apple encontrará neste mercado mais uma fonte de rendimento que valerá destaque em blogues, revistas e jornais.

Manuais escolares interativos são o tipo de coisa que me faz querer voltar a ser uma criança. Grande e pesado seria substituído por duradouro e interativo. As minhas costas, bem como a carteira dos meus pais, ficariam gratas. Isto é tudo ótimo. Mas que efeitos podem estes novos manuais exercer sobre a educação?

Não é incomum deparar-me com artigos de opinião sobre como os novos meios de comunicação, as novas tecnologias mas sobretudo a Internet têm efeitos nocivos para os estudantes. A conclusão destas peças dá a entender que estamos numa era de corta&cola; que os dicionários, as enciclopédias e, em grande medida, os livros académicos foram substituídos pelo Wikipedia; e que até o YouTube e os seus documentários são fonte para o estudo dos mais variados temas, da História à Ciência (guilty as charged).

Hoje ser estudante é mais fácil porque a informação está verdadeiramente democratizada – e ainda bem! O problema é que as escolas e os seus programas (ensino primário e secundário, principalmente) não se souberam ajustar às novas realidades. Aliem facilitismo a acesso fácil e rápido à informação e o resultado são estudantes que sabem pouco de muitos assuntos, mas não são especialistas em nada.

Os novos manuais escolares interativos, bonitos e flashy que a Apple propõe fazem-me querer a voltar ser uma criança, mas sinto que podem dar origem a uma geração de pessoas pior formadas. Isso assusta-me.

Numa coisa eu concordo com a Apple: «We need a reset.»[3]

[1] http://www.gizmodo.co.uk/2012/01/apples-ipad-textbooks-everything-you-need-to-know-about-ibooks-2-updating-live/

[2] http://money.cnn.com/2012/01/19/technology/apple_market_cap/index.htm

[3] http://www.techhog.com/apple/news-from-apples-education-media-event-from-new-york-city/

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Deixe um comentário

Filed under Tecnologia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s