É bom querer coisas, RIM

O CEO da RIM, Thorsten Heins. Foto: Eric Risberg /AP

BlackBerry. É provável que haja já uma geração de utilizadores que nunca ouviu falar neste nome.

Mas isso não parece preocupar Thorsten Heins. O CEO da RIM, a empresa que fabrica o hardware e software BlackBerry, disse aos jornalistas ontem durante a apresentação de uma versão beta da nova versão do sistema operativo BlackBerry que “Temos condições em ser a plataforma número três do mercado.”

Eu duvido.

Quem tiver um bocadinho de bagagem histórica nesta coisa da tecnologia saberá que a BlackBerry já foi a plataforma número um do mercado. Elogiava-se o serviço de mensagens proprietário, o teclado físico, mesmo o design e qualidade de construção dos equipamentos. A RIM era campeã do importante mercado empresarial. E depois (quase) tudo mudou.

Está visto que o sucesso de uma plataforma móvel está intrinsecamente relacionado com a sua massa crítica. Se uma plataforma não tem massa crítica ninguém quer desenvolver para essa plataforma. Para além disso, existe uma diferença fundamental entre a RIM e a Microsoft (neste momento a principal rival da RIM no mercado da tecnologia móvel): a Microsoft tem dinheiro de sobra para esbanjar no Windows Phone; a RIM tem os BlackBerry – e esses não estão de boa saúde.

Os BlackBerry continuam a ter expressão nalguns mercados, mas o futuro não é animador. Cobertura dos BlackBerry nos meios especializados (e não só)? Raríssima. Brand awareness? Nunca foi pior. É como se tivéssemos já aceitado o inevitável desaparecimento da plataforma. Também não podemos dizer que a empresa se esteja a esforçar muito para impressionar os utilizadores… Lembram-se do PlayBook?

Acho sinceramente que a RIM tinha muito mais a ganhar se se tornasse em exclusivo numa empresa de serviços. Não me parece que exista espaço para quatro jogadores e muito menos que a RIM consiga permanecer nos três primeiros.

Fonte: The Verge

Deixe um comentário

Filed under Tecnologia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s