Dentadinhas de amor

Foto: Apple (DR)

Gostava de aproveitar que ainda não estamos todos em modo Apple para deixar um comentário acerca de dois assuntos: (1) que o iPad Mini vai forçosamente ser muito mais barato que o iPad por ser mais pequeno; e (2) que o iPad Mini vai canibalizar as vendas do iPad… e do iPod e etc.

O iPad Mini é, quanto a mim, a primeira vez em muito tempo que a Apple responde diretamente a tendências de mercado, surgindo (partindo do princípio que o dispositivo é MESMO anunciado daqui a pouco) em reação ao sucesso de equipamentos como o Kindle Fire e o Nexus 7 – tablets consideralvelmente mais baratos que o iPad em corpos mais compactos. Mas será que o iPad Mini vai ser vendido ao mesmo preço dos seus concorrentes?

O primeiro erro é pensar que mais pequeno significa necessariamente mais barato; o segundo erro é pensar que o iPad Mini *tem* de ser muito barato.

Existem ainda dúvidas que há gente de sobra disposta a pagar premium para ter Apple? Não creio que o iPad Mini venha a ser mais caro que o seu irmão mais velho. Nem creio que o preço seja o mesmo. Estou à espera de preços de aquisição mais baixos… mas nunca perto de valores como 199 euros. Ou 250.

E será que o iPad Mini vai canibalizar o iPad? E se isso for verdade? Desde que a Apple consiga manter margens de lucro generosas em cada unidade vendida (como é desde já habitual)… Quem melhor do que tu próprio para canibalizar o teu negócio?

O Steve Jobs pode ter feito birra a propósito dos tablets com 7 polegadas, mas ele também disse que «If you don’t cannibalize yourself, someone else will».

Deixe um comentário

23 Outubro, 2012 · 4:22 pm

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s